EPCAR - 62 ANOS DE GLÓRIA

 
 

Com a presença do Tenente-Brigadeiro-do-Ar Nivaldo Luiz Rossato – Diretor-Geral/DEPENS -, do Major-Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez – Vice-Diretor/VICENS -, e do Brigadeiro-do-Ar Carlos Eurico Peclat dos Santos – Comandante da EPCAR -, realizou-se no dia 20 de maio de 2011 a solenidade alusiva ao sexagésimo segundo aniversário da Escola Preparatória de Cadetes do Ar. O evento contou ainda com a presença de três ex-comandantes daquela Organização Militar – os então Brigadeiro-do-Ar Wilson Antunes Pereira, Brigadeiro-do-Ar Paulo Jorge Botelho Sarmento e Brigadeiro-do-Ar Valdir Augusto Fogaça -, além da Prefeita da  cidade de Barbacena Danuza Bias Fortes Carneiro, do Presidente da Câmara Municipal de Barbacena Luiz Gonzaga de Oliveira, e de outras autoridades do meio civil e militar, assim como de vários ex-alunos da gloriosa EPCAR.
 

 Na sua mensagem, o Comandante da EPCAR,  através da leitura da Ordem do Dia, exaltou a importância e contribuição da Escola Preparatória de Cadetes do Ar para a sociedade brasileira. Eis as suas palavras:

 

ORDEM DO DIA

 

               Senhores, pais e responsáveis, professores, instrutores, oficiais e graduados, senhores alunos de todas as turmas já formadas nesta Escola, senhoras e senhores convidados, alunos das turmas 2009 – ATLAS -, 2010 – HÓRUS – e 2011 – SÍRIUS.

               No ano de 1949, foi criado o Curso Preparatório de Cadetes do Ar, que em 1950 se tornou a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, com a finalidade precípua de melhor preparar academicamente o futuro cadete da Força Aérea.

               Após sessenta e dois anos de existência, a EPCAR tem muito a comemorar nesta data. Esta Instituição de Ensino transcendeu os limites de sua finalidade essencial qual seja a capacitação acadêmica.

               Hoje podemos verificar, com alegria e orgulho, que nossos alunos, que compõem a tropa mais jovem da nossa Força Aérea, ingressam nesta Escola adolescentes e são entregues à sociedade como homens e cidadãos completos.

               A data de hoje é, também, o dia do Aluno Epcariano, que serve para atestar, com suas presenças, que a Escola produz em cada um, um sentimento de gratidão e amor.

               Para melhor expressar esses sentimentos e o tipo de formação que a EPCAR proporciona, vou me permitir citar uma mensagem escrita pelo Coronel Aviador SÉRGIO BREVES, ALUNO 66/133, que hoje se encontra perenizada numa placa à entrada do espaço dedicado às turmas que aqui se reúnem, para deixar suas mensagens gravadas.

               O texto diz:

 

“AOS QUE RETORNAM

 

POUCAS SÃO AS ESCOLAS QUE TÊM  O PRIVILÉGIO DA OPORTUNIDADE DE UM MOMENTO COMO ESTE, QUE É MARCADO PELO RETORNO DE SEUS REBENTOS, QUE DÁ A ESTA ESCOLA-MÃE O MAIS PROFUNDO SENTIMENTO DO DEVER REALIZADO E A MISSÃO CUMPRIDA AO VÊ-LOS FORMADOS NA VIDA E PARA A VIDA.

               SÓ QUEM PASSOU, QUEM PASSA, E QUEM RETORNA, COMO AGORA, A ESTE ÚTERO MATERNO, QUE É A EPCAR, ENTENDE A PLENITUDE DE VALORES COMO: SÓLIDA AMIZADE, ESPÍRITO DE TURMA, COMPANHEIRISMO, LEALDADE, ÉTICA E HONRA.

               AINDA JOVENS AQUI VIERAM EM BUSCA DA REALIZAÇÃO DE UM SONHO – VOAR – MAS EM POUCO TEMPO, DESCOBRIRAM UM IDEAL E COM ELE A IMPORTÂNCIA DA NOSSA FORÇA AÉREA E PRINCIPALMENTE A IMPORTÂNCIA DE TERMOS NASCIDO NESTE SOLO BRASILEIRO.

               PELOS ALOJAMENTOS, POR ESTES CORREDORES, POR ESTAS SALAS DE AULA FORAM VIVIDOS MOMENTOS DE ESPERANÇAS, DE SAUDADES, DE DÚVIDAS E DE DESAFIOS.

               AQUI OS SENHORES SORRIRAM, CHORARAM, APRENDERAM A SER PERSISTENTES, DESCOBRIRAM O VALOR DE SONHAR E DE MANTER ACESA A CHAMA DE CADA UM DESSES SONHOS.

 INDEPENDENTE DO CURSO QUE A VIDA TENHA RESERVADO AOS SENHORES, ESTA ESCOLA, JAMAIS DUVIDOU DO TRIUNFO DE CADA UM.

               PASSADO O TEMPO, ALGUNS, JÁ COM OS CABELOS GRISALHOS, DE ALUNOS PASSARAM A MESTRES, SUAS GLÓRIAS TORNARAM-SE PATRIMÔNIO ÍMPAR E BALIZADORAS DOS MAIS DIGNOS PARADIGMAS AOS QUE HOJE OS SUCEDEM NOS BANCOS DESTA CASA DE ENSINO.

               ESTA MÃE GENEROSA E RENOVADA QUE OS ACOLHEU NO PASSADO, COMO FILHOS AMADOS, SABE QUE CADA MOMENTO AQUI VIVIDO, GUARDA EM SI VÁRIAS EMOÇÕES E INÚMERAS HISTÓRIAS E CABE HOJE, A ESTA MÃE, A HONRA E O PRIVILÉGIO DE FAZER COM QUE REVIVAM UM TEMPO QUE NÃO VOLTA, MAS QUE PERMANECE VIVO NO CORAÇÃO E NO PENSAMENTO DE CADA UM.”

              

Hoje é o dia em que comemoramos o aniversário da Escola Preparatória de Cadetes do Ar. Mas não são as edificações que formam o corpo material desta Organização que merecem os parabéns. São os seres humanos que, com suas ações e ideias transformam este local num organismo vivo e produtivo.

               Sejam os parabéns para a EPCAR, portanto, extensivos aos Comandantes da EPCAR de todos os tempos, aos militares professores e civis que contribuíram com seu trabalho e dedicação para que, ao longo desses sessenta e dois anos de existência, esta Instituição tenha atingido o nível de qualidade que possui e o respeito e admiração de todos que a conhecem.

   E finalmente recebam os parabéns todos os alunos desta Escola, os que por aqui já passaram e os que hoje aqui estudam. Sintam-se orgulhosos de poder dizer: “Eu sou aluno da EPCAR”.

 

Parabéns EPCAR!

 

                                                                                       Brig Ar Carlos Eurico Peclat dos Santos

                                                                                                  Comandante da EPCAR   

 

 


 

 

Após a leitura da Ordem do Dia, anunciou-se a entrega do Estandarte Histórico à Escola, ou, mais exatamente, a devolução do mesmo à Entidade. E para que o público entendesse o significado daquele momento, foi lido pela locutora do cerimonial o texto seguinte: 

 

“No dia 30 de julho de 1949, a Senhorita Zilda de Castro, aluna da Escola Normal Municipal de Barbacena, fez a entrega solene ao aluno do Curso Preparatório de Cadetes do Ar 49/075 Wylmuth Ary Treptow, o que se tornou o primeiro Estandarte da Escola Preparatória de Cadetes-do-Ar. Este estandarte foi confeccionado pelas alunas do Asilo da Casa Paroquial da Matriz de Nossa Senhora da Piedade e representou um ato de boas vindas da sociedade  barbacenense aos alunos do então Curso Preparatório de Cadetes-do-Ar. Dando início a um convívio amistoso e de respeito mútuo entre a cidade de Barbacena e a Escola Preparatória de Cadetes-do-Ar.

Em 2000, o Estandarte ficou sob a guarda da Prefeitura da cidade de Barbacena, através da Fundação Municipal de Cultura, ficando exposta à visitação pública por cerca de 11 anos no Museu Municipal de Barbacena.

Com o início da execução de um antigo projeto de criação de um Salão Histórico da EPCAR, objetivando reunir e expor aos visitantes o acervo acumulado desde sua criação, esta Organização de Ensino solicitou, por meio de Ofício, ao Sr. Prof. EDUARDO HENRIQUE SIQUEIRA SANTOS, Presidente da Fundação Municipal de Cultura de Barbacena, o retorno de seu primeiro Estandarte.

Entendendo o significado que o Estandarte representa para esta Instituição, o Sr. Prof. JORGE ARNALDO NASCIMENTO, Diretor/Curador do Museu Municipal de Barbacena e o Sr. Prof. EDUARDO HENRIQUE SIQUEIRA SANTOS, Presidente da FUNDAC, atenderam a  solicitação para que o mesmo retornasse à Escola Preparatória de Cadetese-do-Ar, sendo a presente data escolhida para este momento histórico...

 

(Nesse momento, a locutora interrompe a leitura do texto para convidar o Brigadeiro CARLOS EURICO PECLAT DOS SANTOS, Comandante da EPCAR; a Prefeita DANUZA BIAS FORTES; o Prof. EDUARDO HENRIQUE SIQUEIRA SANTOS; o Prof. JORGE ARNALDO NASCIMENTO; a Sra. ZILDA DE CASTRO; o Aluno 49/056 PEDRO LUIZ DE SÁ COUTO GUIMARÃES, hoje coronel, e o Aluno 2011/075 PABLO DA SILVA MOURA, a se posicionarem à frente do palanque, a fim de que se proceda a entrega e recebimento do Estandarte Histórico da EPCAR. O Coronel Pedro Luiz representa ali a turma do Curso Preparatório de Cadetes-do-Ar de 1949 e o Aluno 2011/075 Pablo simboliza a figura do Aluno 49/75 Treptow, quando este recebeu o estandarte pela primeira vez, em 1949).

 

Ao se iniciar o ato de entrega e recepção do estandarte, a locutora completa a leitura do texto:

 

...Este ato, que ora se inicia, reafirma os laços de amizade, respeito e admiração mútuos iniciados em 1949 e que se fortaleceram até os dias de hoje, gerando uma simbiose e cumplicidade salutar.”

 

Após a entrega do estandarte, dá-se prosseguimento à solenidade. E como normalmente acontece em cerimônias como essa, onde o Comando da EPCAR agracia personalidades por relevantes serviços prestados,  o Comandante da EPCAR é chamado para agraciar militares e servidores civis com a “ORDEM DO NASCENTE DO PODER AÉREO”. A Ordem foi criada através da Portaria EPCAR nº 16/CMDO, de 12 de maio de 2005, e é uma comenda destinada a distiguir militares e civis não pertencentes aos Quadros da Aeronáutica, que se destacam pelo valor pessoal e dedicação em busca do bem comum da Organização Militar. Nesta solenidade, em particular, a Ordem constou dos graus “Destaque Profissional” e “Amigo da EPCAR”.

 

Depois do agraciamento, houve o canto do Hino da EPCAR, ao som da gloriosa Banda da Escola, seguido do desfile da tropa. E como já estava previsto, os ex-alunos também desfilaram, sob o comando do Major-Brigadeiro Sarmento, da Turma de 60, ex-comandante da Escola no período de 16/01/98 a 20/01/00.

 

Findo o desfile e dada por encerrada a solenidade, os convidados se dirigiram ao Salão Histórico da Escola, onde um coquetel foi servido.

 

Aproveitando o momento, a Associação de Ex-Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar – AEPCAR -, através do seu Diretor-Presidente Ivanir Perdigão Ferreira, fez a entrega de um diploma emoldurado ao Comandante da EPCAR. Nele constam palavras de  agradecimento ao Comandante pelo apoio dado à Associação durante a sua gestão.

Da Diretoria da AEPCAR estiveram presentes também seu Diretor-Vice-Presidente Rubens Morgado Villa Real; o Diretor Social Ewerton Martins de Souza; o Diretor de Comunicação Carlos Gomes e o Diretor-Secretário Osmar Justiniano da Costa.

 

Por fim, ilustrando esta reportagem, seguem-se várias fotos tiradas ao longo da comemoração:
 


Incorporando a Bandeira à tropa.

No palanque, autoridades e convidados.

Ten Brig Nivaldo Luiz Rossato, Brig Carlos Eurico Peclat dos Santos e
Maj Brig Antonio Carlos Moretti Bermudez.

D. Zilda entrega o Estandarte Histórico ao aluno representante da
Turma de 1949.

O Estardarte é repassado ao aluno representante da Turma de 2011.

A Prefeita Danuza posa com o ex-aluno Pedro Luiz (49) e com o aluno Pablo (2011).

Missão cumprida: o Estandarte volta à sua casa.

Aguardando o momento do agraciamento.

Um dos momentos de entrega da comenda “Ordem do Nascente do Poder Aéreo”.

Todos aguardam o desfile.

Alunos, perfilados, prontos para o desfile…

…E ex-alunos também.

Auxiliado pelo Castro Neves (72-143), Férius (72-284) – hoje, Cap Glauco -, também se posiciona.

Com galhardia, lá vêm os alunos.

Alinhamento e cobertura perfeitos!

E sob o comando do Maj Brig Sarmento, com muita vibração lá vêm os ex-alunos.

Lá vêm eles!

Após o desfile, ex-alunos, a maioria da Turma de 76, se reúnem.

Ex-alunos de “67” Roosevelt, Rover, Santos Oliveira e Amadeu.

Vista parcial do Salão Histórico durante o coquetel.

Cel Segadães (60), entre dois dos seus ex-comandados: Santos Oliveira (67) e
Brig Fogaça (68).

Ex-alunos Ewerton (68), Hamilton (68), Segadães (60), Santos Oliveira (67), Barzilai (68) e Luis Mauro (57).


Durante o coquetel, alunos de várias turmas posam para uma foto.


A AEPCAR homenageia o Comandante da Escola.


Brigadeiro Peclat exibe o diploma recebido.


Fachada da Escola, já à noite.

 

Foi uma bela confraternização, onde velhos amigos de caserna, independente da turma a que pertencem, puderam não só matar a saudade da nossa querida Escola, mas também   reviver alguns daqueles momentos em que outrora, ainda meninos, vivenciaram.

 

Parabéns, EPCAR, e até o ano que vem, quando por certo aí estaremos novamente!.

 

Ex-Aluno 67-382 Santos Oliveira

santos.oliveira.ca@gmail.com